LOGO
 

Apresentação do Projeto de Restauro:


O projeto cultural trata do restauro e readequação da antiga Caixa Rural de Nova Petrópolis, instituição pioneira na organização cooperativa de crédito na América Latina e que ao longo dos anos incentivou comunidades cívicas, estimulando a participação social, a solidariedade e o respeito mútuo.
Representa ainda hoje uma alternativa para o desenvolvimento econômico e a promoção humana da região. Este bem material, Patrimônio Histórico de Nova Petrópolis, será a sede da Casa Cooperativa, entidade sem fins lucrativos que tem como principal objetivo fomentar a educação e a cultura do cooperativismo. Para tanto, essa ação cultural propõe-se a restaurar a edificação adequando-a às normas de acessibilidade universal e novos usos propostos.
A edificação será readequada para atender as atividades da Casa Cooperativa e as demandas da comunidade cooperativista, como a criação do Arquivo Histórico, sala para atividades pedagógicas e reuniões dos grupos culturais da comunidade local, sala multiuso para oficinas pedagógicas e demais atividades culturais.
A Museografia irá narrar a história de como o cooperativismo tornou-se a força motriz do desenvolvimento de uma região colonial com pouco acesso às ferramentas de desenvolvimento econômico e social, de forma lúdica e interativa. Enfim, essa ação cultural visa promover ações de acesso à cultura e ao conhecimento, devolvendo para a comunidade um bem cultural significativo para a memória coletiva e valorizando a história pioneira do cooperativismo no Brasil.