Manual da Marca
A representação gráfica de pessoas, a base do cooperativismo, livres de qualquer discriminação, mobilizadas para atingir o bem comum, apresentado como uma estrela formada pela união de várias mãos, simboliza a realização de sonhos, o brilho de ter concretizado aquilo que se almeja.
A estrela também remete à imagem de uma flor, visto que a capital nacional do cooperativismo também é o jardim da serra gaúcha. As cores desta flor, com sete pétalas, representam as cores da bandeira do cooperativismo - reflexo da luz emitida pela estrela. Suas pétalas (ou pessoas) representam os sete princípios do cooperativismo.
Todos estes elementos se unem ao símbolo do cooperativismo, que apresenta um círculo abraçando dois pinheiros para indicar a união do movimento, a imortalidade dos seus princípios, a fecundidade de seus ideais, a vitalidade de seus adeptos. Os pinheiros apontam para o alto, demonstrando uma trajetória ascendente constante no movimento.
Logotipo Casa Cooperativa
A marca é o elemento central de uma identidade visual. Quando bem utilizada, torna-se o item primário para o reconhecimento de uma instituição no menor tempo de leitura e espaço.
A assinatura principal é formada pela união de símbolo + logotipo. Prioritariamente, ela deve ser aplicada nas cores institucionais sobre fundo branco, respeitando sempre as proporções e os alinhamentos entre todos os elementos que constituem a marca.
Estatuto da Casa Cooperativa
Denomina-se “Casa Cooperativa de Nova Petrópolis” o estatuto anterior e doravante o novo estatuto de "Casa Cooperativa Nova Petrópolis", a qual é constituída de uma associação civil, de direito privado e sem fins lucrativos, com o intuito de unir entidades e pessoas que valorizam os princípios do cooperativismo e do associativismo, para representá-las institucionalmente e, através dela, fomentar o desenvolvimento econômico, social, cultural e educativo.