Sobre o Acervo
Ovidio Hillebrand é professor, memorialista e o guia de visitantes que desejam conhecer a história do Museu de Família Alberto Hillebrand, em Linha Imperial. Ovidio é filho de Alberto e decidiu abrir o museu em 1996, junto com a esposa Adelia, reunindo peças que estavam no porão e no sótão da sua casa.
Dada a origem da família, o museu ficou fortemente associado à cultura alemã e, em especial, à boêmia. É neste ponto que ganha notoriedade a figura de Franz Oppitz. Ele foi um dos imigrantes boêmios (na época Alemanha, atual República Tcheca) que chegaram ao interior de Nova Petrópolis no ano de 1876. Seu genro, José Hillebrand, é o pai de Alberto.
O museu reúne centenas de objetos antigos, de utensílios domésticos a ferramentas e aparelhos antigos, passando por brinquedos, instrumentos musicais e um engenhoso relógio solar portátil feito pelo próprio Franz Oppitz. No campo esportivo, uma bola de madeira e os nove pinos de bolão de mesa.
No acervo também há dezenas de fotos, livros, revistas, jornais e cartazes com valor histórico. Como acontece na maioria dos museus e memoriais de Nova Petrópolis, estes documentos ajudam a contar a história do cooperativismo. Franz Hillebrand, irmão de José, foi o primeiro secretário da cooperativa de crédito mais antiga do Brasil a Caixa Rural, atualmente a Sicredi Pioneira.
Com relevantes documentos e sempre amando traduções, Ovídio iniciou um movimento de resgate histórico traduzindo semanalmente diversos itens, desde atas, registros, cartas, recibos e muitos outros. A Casa Cooperativa, em parceria com o memorialista apresenta agora uma grande parte destes documentos em forma de museu digital.
Nem todos possuem traduções, mas a grande maioria sim.
Convidamos a todos os interessados em história a mergulhar nesse mundo maravilhoso de "antigamente" que deu origem ao movimento do crédito cooperativo no Brasil.
Aqueles que ficaram interessados em conhecer o Museu da família Alberto Hillebrand devem realizar contato com [email protected] para dúvidas e agendamentos.