Diálogos de Intercooperação

As cooperativas financeiras Credicitrus, Pioneira e Viacredi, que integram os sistemas Sicoob, Sicredi e Ailos, lançaram em 2020 uma série de webinars denominada “Diálogos de Intercooperação”, realizados em parceria com a Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV).

Foram sete lives, levadas ao ar entre maio de 2020 e agosto de 2021, nas quais dirigentes das três cooperativas compartilharam conhecimento e experiências sobre questões essenciais para a expansão e consolidação do cooperativismo de crédito no Brasil.  

As discussões prosseguiram no dia 12 de novembro, em um encontro presencial na sede da Sicoob Credicitrus, em Bebedouro, SP. O objetivo foi alinhar possíveis ações práticas de intercooperação a serem implementadas não só pelas três cooperativas, mas por outras organizações do setor que tenham interesse em somar esforços no mesmo sentido.

Várias ideias foram apresentadas e, dentre todas, ganhou destaque a formulação de um amplo programa nacional conjunto de comunicação com foco na educação cooperativista, para que o propósito, os princípios e valores e os demais diferenciais do cooperativismo sejam compreendidos, praticados e multiplicados.

Assim, nasce o Diálogos de Intercooperação, um programa de mentoria e consultoria dirigido primordialmente aos colaboradores das cooperativas, que são os principais interlocutores dos cooperados e dos interessados em se associarem.

Etapas de Desenvolvimento

A primeira etapa consiste na inscrição e avaliação do interessado.

  • Fornecimento de dados, inscrição. 
  • Necessidades, vontade e demanda.
  • Visão de sua situação de mercado.
  • Interação básica com mentor.

De posse destas informações o mentor do Diálogos de Intercooperação, formula questões, analisa e compreende a demanda da cooperativa interessada, e, após realiza o diagnóstico com a definição do plano básico de ação.

  • Detalhamento do plano de ações, com estratégias e práticas para chegar aos objetivos pretendidos.
  • Cronograma objetivo sobre os prazos da mentoria. Como/quando as entregas serão disponibilizadas.
  • Métrica de avaliação;
    • Acompanhamento/avaliação da métrica adotada. 
  • Responsabilidades mentora e mentorada.
    • Realizado um termo de compromisso entre as partes, agenda de ações, definição de objetivos e contraprestações por metas alcançadas.
    • Exemplo, contrapartida, que pode ser subdividida em alvos intermediários, poderia ser a doação de um determinado bem (cesta básica ou outro) a uma organização da sociedade civil de sua área de atuação.

PDCA - insights e conclusões mentoria na prática, com a identificação de eventuais problemas e riscos e definição de meios para mitigá-los.

On-the-job training:

  • Filosofia - essência, identidade cooperativista, história do cooperativismo geral e do cooperativismo de crédito.
  • Estratégia - conceitos e definições. Adoção do modelo a ser utilizado no trabalho, conforme demanda PM Canvas, 5W2H, A3 ou outro;
  • Método - PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas), 

 

  • Fechamento; entrega da benfeitoria planejada e definida no plano e a respectiva contraprestação.
  • Multiplicação do processo; identificação, na cooperativa beneficiada, da capacidade de ser mentora de outras cooperativas, com base no conhecimento e na experiência adquiridas no processo em que recebeu mentoria.

Ao longo do processo, a medida que a cooperativa interessada administra e avança nas etapas da mentoria, usufrui de um programa de recompensas e  experiências. Que vão desde agendas presenciais, com os mentores*, a títulos categóricos. 

*sujeito a análise de mentor e custos.