História das Cooperativas

História das Cooperativas
19/03/2024

Central Sicredi Sul/Sudeste

Contamos aqui um pouco da história de fundação da Cooperativa Central Sicredi Sul/Sudeste.

Central Sicredi Sul/Sudeste

Em 27 de outubro de 1980 acontece a criação da Cooperativa Central de Crédito Rural do Rio Grande do Sul Ltda. (COCECRER-RS). A sede foi instalada no prédio da Fecotrigo, onde aconteceu a assembleia de constituição e Werno Blasio Neumann foi eleito o 1º presidente. O projeto visava um cooperativismo de crédito com uma confederação e um banco em nível nacional, com Centrais estaduais e cooperativas regionais, com o objetivo de responder ao apelo dos produtores pela falta de crédito em geral e pelo alto custo da intermediação bancária. A Central surge para reacender o ideal quase adormecido do empreendedorismo coletivo.

A Cocecrer-RS teve como sua 1ª atribuição expandir o cooperativismo de crédito, atraindo associados e fomentando a criação de novas cooperativas. A estratégia era aproveitar os vínculos já existentes com o cooperativismo no agronegócio, criando uma cooperativa de crédito em cada uma das cooperativas agropecuárias do Rio Grande do Sul. Apesar das dificuldades, o processo de convencimento dos produtores rurais deu certo. Quando o Banco Central aprovou os estatutos constitutivos da Cocecrer-RS, em 29 de maio de 1981, o estado já havia criado mais de 30 novas cooperativas de crédito.

Em 1982 a Cocecrer-RS desenvolveu os primeiros traços de organização sistêmica das cooperativas, que se integraram de forma horizontal e vertical, dando origem ao Sistema Integrado de Crédito Cooperativo.

No final da década de 80, além de revigorar o fôlego com o reordenamento jurídico, o cooperativismo de crédito assistia ao início do processo de informatização, que começava a ser implantado pela Cocecrer-RS com a compra dos primeiros computadores e impressoras.

Em 1992, a Cocecrer-RS se transforma em Sicredi e as cooperativas filiadas passam a adotar a mesma marca. E, na Assembleia de 10 de julho daquele ano, a Cocecrer-RS recebeu a denominação de Central Sicredi RS. 

Em 2000 a Central tinha, até o momento, um papel bastante abrangente que incluía produtos e serviços, contabilidade e também tecnologia. E durante as 5 décadas que antecederam o ano de 2000 houveram muitas movimentações de profissionais que migraram para estas novas entidades levando até elas os conhecimentos adquiridos no trabalho realizado na Central. Isso fortaleceu o protagonismo que a Central teve ao longo da história e que tem até os dias atuais.

Em 2006 o estado de Santa Catarina é integrado à área de atuação da Central.

Em 2008 é aprovado o Projeto de Reestruturação Organizacional e de Governança do Sicredi e criada a SicrediPar - Sicredi Participações S.A., trazendo progressos ao modelo de governança do Sicredi. O modelo conta com a participação das Centrais nas tomadas de decisões e direcionamentos sistêmicos.

Em 2017, integram-se à área de atuação da Central os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, passando assim a se chamar Central Sicredi Sul/Sudeste.

Ao longo da história, a Central passou por diversas transformações para poder cumprir com seu objetivo e atender os anseios de suas Cooperativas singulares. E neste mesmo ano, diante das necessidades de evolução no modelo de atuação da Central, mais uma transformação se inicia: a estruturação de um modelo de gestão da Central, com impactos na governança e também na estrutura organizacional.

Em 2019, as Cooperativas participam de um encontro realizado em Porto Alegre, validam a proposta de um novo modelo organizacional da Central e constroem juntas os principais direcionadores estratégicos, a proposta de valor e o propósito que passou então guiar a atuação da entidade, definido pela frase: "Inspirar e promover juntos, o desenvolvimento sustentável das cooperativas e da sociedade."

Com a reorganização da estrutura, a Central reforça o propósito e o engajamento da equipe para a construção de uma nova cultura, mais coletiva, transparente e igualitária, visando apoiar as Cooperativas.

A partir de todas as contribuições colhidas durante os debates realizados com a equipe surge o Manifesto da Central Sicredi Sul/Sudeste, que consolida os principais direcionadores estratégicos que irão guiar a atuação da entidade nos próximos anos. Além disso, o ano de 2020 uma importante data: os 40 anos da Central Sul/Sudeste.