Assembleia Geral destaca ações da Casa Cooperativa
No dia 29 de abril foi realizada a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Casa Cooperativa. Pela primeira vez o encontro ocorreu no formato híbrido.
Associados participam de Assembleia Geral Ordinária
Assembleia Geral destaca ações da Casa Cooperativa
No dia 29 de abril foi realizada a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Casa Cooperativa. Pela primeira vez o encontro ocorreu no formato híbrido: grande número de associados participaram presencialmente, na sede da Cooperativa Sicredi Pioneira, em Nova Petrópolis, e vários acompanharam o encontro de maneira on-line. A Casa Cooperativa reúne associados, pessoas físicas e entidades, de diferentes municípios, do Rio Grande do Sul e de outros estados brasileiros.
No encontro, conduzido pela presidente da Casa Cooperativa, Heloísa Helena Lopes, foram discutidas e aprovadas as contas do exercício de 2022. O relatório de realizações executadas no ano passado, também foi autorizado.
Projetos viabilizados
Aos associados presentes na AGO, foram apresentados os projetos realizados, em 2022, pela Casa Cooperativa. O gestor executivo Paulo Cesar Soares compartilhou o resultado das ações. O Roteiro do Cooperativismo, uma das principais inciativas da organização, teve um crescimento de 416% no número de participantes, em relação ao ano anterior. Em 2022, 3.665 pessoas (112 grupos), visitaram a Linha Imperial para conhecer o sítio histórico da Linha Imperial, o Berço do Cooperativismo, local que é considerado com o maior número de marcos históricos e referências ao cooperativismo no mundo.
Soares listou outros projetos organizados em 2022, destinados à vivência cooperativa. A Casa promoveu o Bate-papo sobre Mulheres que Cooperam e foram realizados os eventos alusivos ao Dia Internacional do Cooperativismo, como o projeto “Uma Mente Cooperativa” e o teatro “Amstad, um pequeno grande homem”, que narra a trajetória do Pe. Theodor Amstad, o Patrono do Cooperativismo Brasileiro e idealizador da primeira Cooperativa de Crédito da América Latina.
O calendário de 2022 também abrigou o CoopMob - 1º Encontro das Cooperativas de Plataforma de Mobilidade Urbana, evento que terá sua segunda edição em 2023 conduzida com a articulação da Casa Cooperativa. Ainda no ano passado, foram possibilitados intercâmbios cooperativistas e o evento Diálogos de Intercooperação.
Comunidade
No âmbito de participação em ações com a comunidade local, na Linha Imperial, a Casa Cooperativa auxiliou os projetos de restauro da Praça Amstad; de revitalização da Igreja São Lourenço Mártir; e da iluminação e decoração do Sítio Histórico do Cooperativismo.
O tradicional evento Natal Cooperativo, que é estruturado pela comunidade da Linha Imperial e arredores, com o apoio da Casa Cooperativa, em 2022 integrou a programação do Festival 120, realizado para celebrar os 120 anos da Sicredi Pioneira. O Natal Cooperativo já soma 11 edições e é uma apresentação cênica com som, luzes, teatro, danças e canções, ao ar livre, organizado e encenado por pessoas da comunidade.
Desenvolvimento do empreendedorismo
A Casa Cooperativa igualmente motivou ações para o desenvolvimento do empreendedorismo na região. Um dos eventos com esse objetivo, foi o II Fórum Estadual de Energia Solar, que ocorreu em Nova Petrópolis. A III edição, já concluída em abril de 2023, teve, novamente, a participação da Casa. Outra atividade, foi o programa de entrevistas Geralmente Quinta Feira (TV Coop), que promoveu o debate de temáticas para a liderança, empreendedorismo e autodesenvolvimento.
Em 2023
Os associados tiveram a oportunidade de conhecer, na AGO, o planejamento de ações e programas da Casa Cooperativa, para o ano de 2023, visando a promoção do cooperativismo por meio da educação e, também, com o objetivo de sustentabilidade da organização.
Algumas já estão em andamento. Em breve, por exemplo, será reinaugurado o Memorial Padre Amstad e as dependências da Casa Cooperativa, no antigo prédio da Caixa Rural, em Linha Imperial. A cerimônia de inauguração será no dia 23 de maio. Também estão programados para 2023, lançamentos de livros de memórias e obras para crianças, além de projetos pensados para promover o cooperativismo, liderança e empreendedorismo, e atividades destinadas à juventude e às mulheres.