Notícias

Geral
16/05/2023

Assembleia Geral destaca ações da Casa Cooperativa

No dia 29 de abril foi realizada a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Casa Cooperativa. Pela primeira vez o encontro ocorreu no formato híbrido.

Assembleia Geral destaca ações da Casa Cooperativa

Associados participam de Assembleia Geral Ordinária

Assembleia Geral destaca ações da Casa Cooperativa

 

No dia 29 de abril foi realizada a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Casa Cooperativa. Pela primeira vez o encontro ocorreu no formato híbrido: grande número de associados participaram presencialmente, na sede da Cooperativa Sicredi Pioneira, em Nova Petrópolis, e vários acompanharam o encontro de maneira on-line. A Casa Cooperativa reúne associados, pessoas físicas e entidades, de diferentes municípios, do Rio Grande do Sul e de outros estados brasileiros.

No encontro, conduzido pela presidente da Casa Cooperativa, Heloísa Helena Lopes, foram discutidas e aprovadas as contas do exercício de 2022.  O relatório de realizações executadas no ano passado, também foi autorizado.

Projetos viabilizados

Aos associados presentes na AGO, foram apresentados os projetos realizados, em 2022, pela Casa Cooperativa. O gestor  executivo Paulo Cesar Soares compartilhou o resultado das ações. O Roteiro do Cooperativismo, uma das principais inciativas da organização, teve um crescimento de 416% no número de participantes, em relação ao ano anterior. Em 2022, 3.665 pessoas (112 grupos), visitaram a Linha Imperial para conhecer o sítio histórico da Linha Imperial, o Berço do Cooperativismo, local que é considerado com o maior número de marcos históricos e referências ao cooperativismo no mundo.

Soares listou outros projetos organizados em 2022, destinados à vivência cooperativa. A Casa promoveu o Bate-papo sobre Mulheres que Cooperam e foram realizados os eventos alusivos ao Dia Internacional do Cooperativismo, como o projeto “Uma Mente Cooperativa” e o teatro “Amstad, um pequeno grande homem”, que narra a trajetória do Pe. Theodor Amstad, o Patrono do Cooperativismo Brasileiro e idealizador da primeira Cooperativa de Crédito da América Latina.

O calendário de 2022 também abrigou o CoopMob - 1º Encontro das Cooperativas de Plataforma de Mobilidade Urbana, evento que terá sua segunda edição em 2023 conduzida com a articulação da Casa Cooperativa.  Ainda no ano passado, foram possibilitados intercâmbios cooperativistas e o evento Diálogos de Intercooperação. 

Comunidade

No âmbito de participação em ações com a comunidade local, na Linha Imperial, a Casa Cooperativa auxiliou os projetos de restauro da Praça Amstad; de revitalização da Igreja São Lourenço Mártir; e da iluminação e decoração do Sítio Histórico do Cooperativismo.

O tradicional evento Natal Cooperativo, que é estruturado pela comunidade da Linha Imperial e arredores, com o apoio da Casa Cooperativa, em 2022 integrou a programação do Festival 120, realizado para celebrar os 120 anos da Sicredi Pioneira.  O Natal Cooperativo já soma 11 edições e é uma apresentação cênica com som, luzes, teatro, danças e canções, ao ar livre, organizado e encenado por pessoas da comunidade.

Desenvolvimento do empreendedorismo

A Casa Cooperativa igualmente motivou ações para o desenvolvimento do empreendedorismo na região. Um dos eventos com esse objetivo, foi o II Fórum Estadual de Energia Solar, que ocorreu em Nova Petrópolis. A III edição, já concluída em abril de 2023, teve, novamente, a participação da Casa. Outra atividade, foi o programa de entrevistas Geralmente Quinta Feira (TV Coop), que promoveu o debate de temáticas para a liderança, empreendedorismo e autodesenvolvimento.

Em 2023

Os associados tiveram a oportunidade de conhecer, na AGO, o planejamento de ações e programas da Casa Cooperativa, para o ano de 2023, visando a promoção do cooperativismo por meio da educação e, também, com o objetivo de sustentabilidade da organização.

Algumas já estão em andamento. Em breve, por exemplo, será reinaugurado o Memorial Padre Amstad e as dependências da Casa Cooperativa, no antigo prédio da Caixa Rural, em Linha Imperial. A cerimônia de inauguração  será no dia 23 de maio. Também estão programados para 2023, lançamentos de livros de memórias e obras para crianças, além de projetos pensados para promover o cooperativismo, liderança e empreendedorismo, e atividades destinadas à juventude e às mulheres.

Casa Cooperativa

Outras Matérias