Notícias

Geral
26/06/2023

Dia Internacional do Cooperativismo movimenta a Linha Imperial

A Linha Imperial, em Nova Petrópolis (RS), local onde o movimento do Cooperativismo de Crédito iniciou, vai sediar no sábado, dia 1º de julho de 2023, a comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo.

Dia Internacional do Cooperativismo movimenta a Linha Imperial

Dia Internacional do Cooperativismo movimenta a Linha Imperial

O evento, que tradicionalmente era comemorado na Rua Coberta, no centro de Nova Petrópolis, foi transferido pela primeira vez para a Linha Imperial, conhecido como Berço do Cooperativismo.

O Dia Internacional do Cooperativismo é comemorado anualmente no primeiro final de semana de julho. Para celebrar esse momento, a Casa Cooperativa de Nova Petrópolis programou diversas atividades direcionadas à juventude, especialmente para os envolvidos no cooperativismo escolar.

Com uma programação inovadora, o evento envolverá os participantes com história, identidade e essência cooperativa.

O evento iniciará às 9 horas, e é gratuito aos visitantes. Até às 17 horas, estão previstas atividades de teatro, música, palestras TED, visita ao memorial, e apresentação de projetos de cooperativas escolares.

Para receber os visitantes estão sendo preparados vários espaços na Linha Imperial. As atividades serão realizadas na área externa e no prédio da Casa Cooperativa.

História  - Durante a manhã, 9h às 11h, os jovens da Cooperativa Escolar Coeamstad, da Linha Imperial, recepcionam os visitantes em todos os marcos históricos do centro de Linha Imperial para contar sua história. O Sítio Histórico do cooperativismo de Linha Imperial possui uma história superior aos 120 anos do cooperativismo de crédito. Seus marcos e arredores carregam a história da essência cooperativa.

Memorial Amstad – das 9h às 17h, o Memorial Amstad, museu moderno e tecnológico estará aberto com isenção de custo de visitação. Com rodizio de visitação a cada 15 minutos, os visitantes poderão conhecer este tributo ao cooperativismo.

Legenda: Uma das atrações será a visita com entrada franca ao Memorial Amstad.

Palestras TED- Às 11 horas estão programadas TEDs com as seguintes temáticas:

ODS e o Jovem CooperativoJavier Alfonso Gomez Chavarro. PhD em indústrias culturais e de comunicação. Membro UNESCO área de Tradições Mundial: Herança e Inovação.

Liderança jovem - Natália Popovicz. Administração UFRGS, Consultora FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Um novo futuro - Fabiane Bitello Pedro. Coordenadora Estadual UNCME (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação)

Espaço ESCO-COOP -  Os visitantes terão a oportunidade de conhecer os trabalhos e objetos de aprendizagem desenvolvidos pelas cooperativas escolares participantes no evento. Oito cooperativas escolares estarão expondo no evento e farão apresentação de seus projetos às 13h30min, no momento Painéis Cooperativas Escolares.

COOP É COOL - Durante a tarde, duas atrações especiais:  a peça teatral "Um pequeno grande homem" da trupe Garagem de Teatro contará a história e feitos do patrono do cooperativismo, Padre Theodor Amstad, às 16 horas. E a equipe Hatuna Matata liderará jogos cooperativos e de integração, às 15 horas.

 

Conheça a programação

SÁBADO – 01 de julho de 2023

9h Às 11 h - Berço do Cooperativismo - A Cooperativa Escolar Coeamstad de Linha Imperial aguarda os visitantes em todos os marcos históricos do centro de Linha Imperial para contar sua história.

9h às 17 h - Memorial Amstad - em comemoração ao dia Internacional do Cooperativismo, as visitas ao Memorial Amstad serão isentas para alunos e professores.

11 h - Abertura, palavra da Presidente da Casa Cooperativa Heloísa Helena Lopes

11 h 05 - Palestras TED

ODS E O JOVEM COOPERATIVO

- Javier Alfonso Gomez Chavarro. PhD em indústrias culturais e de comunicação. Membro UNESCO área de Tradições Mundial: Herança e Inovação. LIVE (18 MIN)

LIDERANÇA JOVEM

- Natália Popovicz. Administração UFRGS, Consultora FGV  (Fundação Getúlio Vargas). PRESENCIAL. (18 MIN)

UM NOVO FUTURO

 - Fabiane Bitello Pedro. Coordenadora Estadual UNCME (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação). LIVE. (18 MIN)

12 H - Almoço

13H 30 às 17h - Espaço ESCO-COOP - Abertura das áreas de exposição/comercialização das

cooperativas escolares participantes.

13 H 30 - Painéis Cooperativas Escolares

15 H - COOP É COOL - Integração promovida pelo grupo HAKUNA MATATA

16 H - TEATRO - AMSTAD UM PEQUENO GRANDE HOMEM

17 H - Encerramento

Casa Cooperativa

Outras Matérias