Colunistas | Ovídio Hillebrand

Ovídio Hillebrand
13/05/2022

THEODOR AMSTAD E FRANCISCO HILLEBRAND NA CONDUÇÃO DA ASSOCIAÇÃO POPULAR

Cartas de Francisco Hillebrand ao Pe. Theodor Amstad. Os dois não se deixavam a sós. O professor Francisco com duas escolas para administrar, comunicava-se pelas “redes sociais” da época.

THEODOR AMSTAD E FRANCISCO HILLEBRAND NA CONDUÇÃO DA ASSOCIAÇÃO POPULAR
Cartas de Francisco Hillebrand ao Pe. Theodor Amstad. Os dois não se deixavam a sós. O professor Francisco com duas escolas para administrar, comunicava-se pelas “redes sociais” da época, quando ele, nem alguém da Associação Popular, onde o professor era o presidente, tinha condições de comparecer a uma importante assembleia geral em outra localidade. É de observar a elegância e cheio de expressões de respeitosos tratamentos sociais que usavam. Nesta carta o distrito da “Volksverein”, Associação Popular local não tinha condições de enviar uma equipe para participar numa reunião em outra cidade. O valor histórico destas cartas de 105 anos passados está no intenso trabalho social, cultural e econômico que o Padre Amstad e seus colaboradores realizavam dentro de uma organização cooperativista. Esta intensa atividade social existia desde o ano de 1897, renovada e reanimada quase todos os anos nos grandes congressos de agricultores apoiados pelas indústrias e comércio. Abaixo tradução resumida de uma carta secular. – No arquivo do museu familiar, mais cartas.
“Nova Petrópolis, 15 de abril de 1915.
“Exmo. Sr. Pe. Theodor Amstad!
“Pela comunicação de toda direção da Associação Popular do distrito de Nova Petrópolis transmito ao Revmo.Padre que, em relação à sua amável comunicação de 4 deste mês, que a mesma diretoria resolveu pedir à Vossa Revma. que indicasse o Revmo Padre Stanislau Scherer para o posto de representar o distrito da Associação Popular de Nova Petrópolis.
Com as mais cordiais saudações de todos os amigos, encerra esta comunicação, seu obedientíssimo
Francisco Hillebrand.”
Casa Cooperativa

Outras Matérias